Pensamentos

Futebol x religião

KakaJesusA comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião. A Fifa confirmou ao Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final. Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.

Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.

“A religião não tem lugar no futebol”, afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi “exagerada”. “Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora”, disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.

Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome “providências” e que busca apoio de outras associações. (…)

A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

(Estadão Online)

Nota do blog Minuto Profético: Querer silenciar as pessoas quanto à sua fé ou sua ideologia política é violar um direito humano básico: a liberdade. Todos têm uma ideologia política e uma religião, ainda que inconscientemente. A preocupação legítima e até necessária do Estado (e de entidades particulares) deve ser não misturar política e religião. Mas proibir a expressão religiosa em si é uma violação da liberdade. De mais a mais, não custa perguntar: Será que eles estariam preocupados se alguns jogadores estivessem defendendo o homossexualismo, o aborto ou a legalização das drogas? Tenho minhas dúvidas… A matéria acima parece mais refletir o perigoso espírito antirreligioso moderno...

(Como publicado no blog Criacionismo)

Anúncios

Navegação de Post Único

5 opiniões sobre “Futebol x religião

  1. Thiago em disse:

    Decisão acertada. Até mesmo a camisa do Kaká é um insulto para alguns. Tinha um jogador que a cada gol ia na câmera e gritava “Deus seja louvado!”. Isso é um erro grande! 3º mandamento por terra!

    Confundiram legal.

    • Daniella em disse:

      Que coisa, já eu acho que todo mundo tem direito a expressar sua fé. Por que ninguém condena a Madonna e sua cabala ou Richard Gere e seu budismo? Será que é por que o cristianismo incomoda? Bom, mas essa sou eu, cada um pensa como quiser 😉

  2. Bom, eu trago outra questão todos nos conhecemos a fama e a religiosidade que o jogador brasileiro(kaká) tem, ai eu faço a seguinte pergunta: o fato ocorrido foi um marketing religioso ou apenas um agradecimento a fé?

    • Daniella em disse:

      Pois é Sam, mas aí só Deus mesmo, pra saber o que ele tava pensando na hora… Ele fez em agradecimento ou por marketing? Ng pode responder, só ele mesmo e Deus. Por isso, prefiro não julgar, e crer que o que ele fez foi pura e simplesmente uma forma de gratidão ao Deus em que ele crê. E isso deve ser respeitado.

  3. Tequiciana Sanca em disse:

    Na verdade tudo que agente faz depende da vonta de Deus por isso dizemos sempre se Deus quizer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: