Pensamentos

Eu sou…

Hoje, estudando a Bíblia, com a ajuda da lição da escola sabatina¹, que é muito boa por sinal, acabei lendo sobre algo que sempre pensei, e sempre comentei com meu esposo, mas nunca tinha pensado em escrever…

O tema dessa semana é fidelidade. Os textos falam sobre a fidelidade de Deus, a falta de fé no mundo de hoje, alguns exemplos de fidelidade ao longo das Escrituras e a fidelidade constante que precisamos ter em nosso viver. Alguns temas ainda não estudei, mas duas coisas no tema de ontem foram as que mais me chamaram a atenção até agora, e é sobre elas que eu queria falar:

1. Ouvimos constantemente: “Agrade a si mesmo: você merece”: quem nunca ouviu isso? Quem nunca falou isso a alguém? Mas será que é verdade mesmo? Será que somos tão “bonzinhos” assim que merecemos tudo que há de melhor nesse mundo? Na verdade, tudo que a gente tem vem de Deus, é tudo mérito dEle, dEle vêm a chuva e o sol, a força pra trabalharmos, a inteligência pra estudarmos e nos darmos bem na vida, a capacidade de amar, ajudar, se compadecer… Eu ultimamente venho evitando essa história de “você merece” em mensagens de aniversário ou qualquer coisa parecida. E nem gosto que digam pra mim. Isso é um engano, não merecemos nada. E também é uma mentira que muitas vezes dizemos a nós mesmos pra justificar algo que fazemos que geralmente não deveríamos fazer…

2. Muito embora não possamos dizer que esta geração seja a primeira a ser egoísta, é sem igual no sentido de que o egoísmo é realmente recomendado. “Procure ser o número um”, “primeiramente, ame a si mesmo”, é o lema popular: outra coisinha muito em voga hoje. Principalmente se você procurar em livros de autoajuda. Claro que temos que ser bons no que fazemos, temos que nos amar e ter autoestima. Mas o que o mundo hoje mostra é uma deturpação disso. “Seja o número um”, nem que pra isso tenha que passar por cima de valores, amizades, princípios. “Ame a si mesmo” e não deixe que ninguém tome o seu lugar. Ame só a si, e não se incomode com as necessidades dos outros, com seus problemas e dificuldades. Que pena que eles sofrem, mas você só pode se preocupar consigo mesmo, infelizmente…

Quanta diferença do que a Bíblia diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:13).Considerar os outros superiores a si mesmo. Quanta falta faz isso hoje, e como viveríamos melhor se aplicássemos esse ensinamento em nossas vidas…

Sei que muita gente que visita o blog não é cristã. E como eu sempre digo, esse post não tem o objetivo de catequizar ou converter ninguém, mas sim de nos fazer pensar. Sei que muitos, mesmo não-cristãos, irão concordar que o que a Bíblia nos ensina é para o nosso próprio bem e felicidade aqui neste mundo. E eu trago isso pra vocês porque, independente da crença que possam ter, imagino que saberão apreciar as boas lições da Palavra de Deus.

———————–

¹Material preparado pela editora Casa Publicadora Brasileira, a cada três meses, oferecendo, a cada edição, um assunto diferente da Bíblia para ser estudado no trimestre.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Eu sou…

  1. Paulo Jorge em disse:

    Muito boa tarde ou boa noite ,conforme areçeber este email!!
    Em Primeiro gostaria de lhe agradeçer, da sua resposta, não é que presiçe de conselho,
    mas às vezes presiçamos so de ouvir algo que nos motive e que nos dei força!!
    Eu escrevi sobre uma donzela , que é muito complicada, eu vez exatamente isso que voçé me disse para fazer,deixar ela tomar a sua posição!
    So Gostaria de fazer uma pergunta : Eu ultimamente lhe telefono, a semana passada, foi quase todos os dias, ela pareçe gostar quando eu lhe telefono, nunca me diz que estou a sufocala,nem me diz que a chateio, me atende sempre , porém tenho medo de a sufocar.
    E é aqui que tenho uma pergunta a fazer: Se eu lhe telefonar ela fala, e gosta de falar, rimos muito os 2, mas se eu lhe mandar um sms ela não me responde, responde so quando é presiço,mas se é algo para ela , ela não responde, isso me intriga,é que eu quando não me interesso de uma pessoa,não respondo a um SMS. Poderà isso ser um motivo que ela não goste de mim ? Ou serà que ela simplesmente não dà importancia a um sms?
    De uma coisa eu agora vez, deixei de telefonar e de mandar mensagens, tenho medo de a sufucar!!! Essa éra a pergunta que eu queria fazer, vez mais de uma mas pronto!!!

    Quanto ao seu artigo sobre Filipenses 2:13, estou completamente de acordo com voçé,
    eu tanbém estudo a Biblia,e frequentemente somos aconselhados a aplicar esse texto com os meus irmãos. Eu penso isto para mim, é simplesmente o meu ponto de vista, é bom amar a si mesmo, no bom sentido claro,se eu pensar em melhorar a mim mesmo para poder ser um exemplo para os outros, eu penso que não estou a ser egoista.
    Mas estou de acordo consiguo, e agradeço por ter mandado este artigo, vaz sempre bem ouvir ideias que são sobretudo da Biblia Sagrada.

    Muito obrigada por tudo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: