Pensamentos

The Shack – A Cabana

the-shack11Sabe quando você ainda nem conhece uma pessoa, um lugar, uma música, um livro, e mesmo assim já é fã? Só por causa das coisas que ouve falar? Pois é, estou me sentindo assim ultimamente. Tudo por causa do tão comentado livro “A Cabana”.

Conheço pessoas que já leram ou estão lendo e amaram. Já li até que ele está sendo comparado a “O Peregrino”, que já li e amei. Até comentei sobre ele aqui no blog. Cada dia mais aumenta a vontade de ler esse livrinho, ainda por cima por saber que é de cunho cristão…

Mas hoje, buscando mais informações por “A Cabana” no Google, me deparei com uma resenha da revista VEJA, falando sobre ele. Vejam só alguns trechos:

A lista de mais vendidos de VEJA traz, nesta semana, no topo da categoria ficção, duas obras que trafegam na fronteira da auto-ajuda.” – Calma lá, nem tudo nesse mundo é auto-ajuda! Eu reconheço que se tem lucrado muito com essa pseudo-literatura ultimamente, e eu particularmente, além de achar muito fracos os livros dessa categoria, não acho que são bons para a nossa leitura, porque ensinam que a resolução de todos os problemas do mundo – desde eu não ter namorado até depressão profunda – estão, pasmem, dentro de mim mesma. Como se Deus nem existisse… Então, não leio e nem recomendo. Mas há MUITOS livros hoje que servem para nosso crescimento como pessoa, nos ajudam a aprender mais sobre a vida, os relacionamentos e sobre Deus, e não são auto-ajuda. Exatamente porque ensinam que, acima de tudo, está Deus, e Ele tem que fazer parte do nosso cotidiano se queremos ver nossas dificuldades sanadas, nossos problemas resolvidos. Não acho vergonha nenhuma ler, por exemplo, “As cinco linguagens do amor”, da Mundo Cristão, que fala sobre como melhor se relacionar com o(a) esposo(a). Não acho vergonha nenhuma ler “Namoro Completo”, da CPB, onde a escritora fala sobre as diferenças entre homem e mulher, sobre como deve ser o namoro cristão, sobre até onde devemos ir. Não acho vergonha nenhuma ler “Felizes no Amor”, da mesma editora, que fala sobre o casamento em TODOS os seus detalhes. Tem muita gente por aí cheia de preconceitos com esse tipo de livro, lendo apenas (entenda, eu não disse que é errado ler esses livros, o problema é ler apenas eles) acadêmicos, best-sellers, grandes clássicos, e perdendo muito, deixando de aprender coisas que serão úteis por toda a vida.

Não são Literatura, com maiúscula – não apresentam, por exemplo, a força estilística de um ‘Ensaio sobre a Cegueira’, de José Saramago, para ficar com outro título que vem freqüentando a lista.” – é quase como se dissessem que não vale a pena ser lido só porque não é um José Saramago da vida. Ai, essa nem vou comentar!

Mas há dois comentários de que gostei muito: Mas esses livros tampouco se contentam em distrair o leitor nas horas vagas, como o típico best-seller… a ficção aqui não está a serviço dela mesma. Ela é um instrumento, um meio de aconselhar, inspirar, consolar o leitor.”

É, a VEJA, talvez no intuito de menosprezar o livro, porque ele não é nenhum Saramago da vida, acabou por também me fazer querer (ainda mais!) lê-lo. Alguém se habilita a me dar de presente de Natal?

*Todos os trechos citados foram retirados do site da Veja, edição de 8 de outubro de 2008 (clique aqui para ver).

*Site oficial do livro (em inglês)

Navegação de Post Único

11 opiniões sobre “The Shack – A Cabana

  1. A Cabana foi o melhor livro que já li Daniella. É simplemente MAGISTRAL. Como você, também tive muita curiosidade de ler, depois da resenha de VEJA.

  2. Bruna em disse:

    Eu li o livro e adorei…achei a maneira como demonstram a imagem de Deus mto boa..por nao ter nenhum esteriotipo! Mas…não discordo da Veja que ele é sim, um livro de auto-ajuda, e é injusto compara-lo com Saramago…que tambem é impecavel em seu livro!

  3. Nelson Lopes em disse:

    Eu li o livro e sinceramente, já li melhores, a forma como se da o dialogo entre Mack, Deus Jesus e o espirito Santo é muito piegas, muito infantilizado, trata de assuntos interessantes e importantes, que todo mundo sabe ou deveria fazer pelo seus semelhantes, mas dai perdoar incondicionalmente, nem Deus faria, creio eu.

  4. Caro Nelson,
    Quando Jesus morreu na cruz do calvário, ele estava alí por toda humanidade que desejasse se aproximear de Deus atraves de seu sacrifício, ele com certeza já havia perdoado todos aqueles que o ofenderam incondicionalmente, ssem esperar nada em troca, somente ele respeita suas opiniões e não obriga que as pessoas se aproximem dele, é uma questão de escolha. A Palavra de Deus diz que “Aquele que confessa e deixa alcança misericórdia”, o salário do pecado é amorte, não por castigo divino mas pela consequencia natural que ele traz, faz o homem se afastar de Deus e consequentemente ficar na escuridão… Deus também diz “dos teus pecados não me lembrarei mais e os lançarei no mar dio esquecimento”.
    Por favor não desejo afrontálo, so realmente gostaria que compreendesse melhor a maravilha que é o amor de Deus.

  5. Saudações, Daniela

    A Cabana, é um presente que Deus nos deu, no dia que terminei a leitura, que me sensibilizou muito, tive como a impressão que tudo aquilo era mais real do que o que podemos ver. Além disso , senti que Deus estava e está realmente aqui , e agora….um presente. E eu estou muito feliz em indicar a leitura para todos aqueles que querem realmente descobrir a verdade sobre Deus e seus mistérios, e assim consequentemente, a verdade sobre nossa natureza que é tão humana quanto divina, basta abrirmos os olhos e ver.

  6. oi!!!gente esse é o melhor livro que eu ja li!!!! sinceramente se fosse comigo um encontro desses eu não queria mais nada da vida aqui, TENHO MUITA VONTADE DE VER DEUS DE ESTAR COM ELE, SEI QUE ESSE DIA VAI CHEGAR E ESTOU ANCIOSO POR ESSE ENCONTRO!!!!!

    ABRAÇOS.

  7. tenho 13 anos e quando li o livro me senti mais madura e etc, apesar das palavras complicadas
    mais compreensivel, entendi o verdadeiro significado do amor e do poder de Deus sobre nós
    e compreendi tambem q Deus pode estar em todos os lugares e ver tudo oq eu faço isso é bom pois msm algo errado q eu faça elle vai me perdoar mais claro q vou sofrer consequencias dos meus atos, o livro me inspirou muito pra levar Deus mais a sério!!!

  8. Márcia em disse:

    Eu só vejo maior parte das pessoas falando bem desse livro mas eu li ontem algo bem interessante sobre ele que fala que teologicamente tem coisas erradas nele e que por detrás de um sentimento de perda poderiam conceitualmente estarem distorcendo verdades da bíblia.

    Leiam mais em http://www.avivamentoja.com/comu/index.php?topic=322.msg687;topicseen#msg687 vale ler muito interessante. É um fórum de sobre avivamento.

  9. Virginia em disse:

    O livro é otimo, faz a gnt refletir muito sobre a vida, religiao, familia, perdao. E como diz no livro, perdoar nao significa que vc vai ter essa pessoa como amigo de infancia, mais sim tirar um peso do seu coraçao, pq afinal so qm sobre guardando magoas somos nos mesmo.
    Porem, no meio do livro é um pouco cansativo, mto repetitivo e fica enrolando, mais qnd passa essa parte continua otimo. Todo os que acham que a pessoa é religiosa por ir a igreja, deviam ler, pois estao muito enganados se acham que qm nao frequenta a igreja nao é religioso.

    enfim.. amei o livro

  10. Me falaram desse livro durante uma fase muito ruim da minha vida e agora que terminei de ler, me tornei uma pessoa melhor mais calma e com mais compaixão…
    Quem acha que a sua vida está ruim tem que ler este livro.
    E começamos a ver a vida com mais alegria e dar mais valor aos bons e ruins momentos que ela nos oferece. O livro fala de Deus o tempo todo sem citar religião nenhuma o que é extremamente difícil hoje em dia…
    O livro é PERFEITO…

    Fiquem com Deus, bjim à todos

  11. Maravilhoso o livro amei me ajudou muito a entender mais de Deus e sua justiça.

Deixe um comentário