Pensamentos

Pra arrumar seu guarda-roupa de uma vez!

guarda_roupaVocê já passou pela seguinte situação?

  1. Você chegou de viagem há uns 5 dias e ainda tem mala por desfazer
  2. Chegou a sexta-feira (ou qualquer outro dia que você considere como “dia da faxina”) e sua casa está toda bagunçada
  3. Tem um monte de coisa velha (seja no quarto, sala ou cozinha) que você ainda não jogou fora
  4. Você emagreceu 20 kg, tem um monte de roupa que não serve mais (fora as gastas e as que não usa mais) e comprou roupas novas, o armário tá “entupido, sem espaço nenhum, e você não sabe mais o que fazer

Agora, imagine passar por TUDO isso ao mesmo tempo. Foi o meu caso! Tudo isso junto! Dá uma angústia por não saber por onde começar. E o que fiz? Como boa internauta, fui fuçar o Google, óbvio. E lá encontrei vários sites que dão dicas de como melhor organizar a casa.

Resolvi compartilhar com vocês um resumo do que aprendi (claro que com algumas pitadas de ideias minhas hehehe), e espero que possa ajudá-los. Mesmo que você não esteja rodeada pelo caos (ou algo muito semelhante a ele), como foi o meu caso, pode usar essas dicas em apenas um cômodo da casa.

Vamos lá, então!

  1. Em primeiro lugar, pegue um saco de lixo grande (pode ser aquelas sacolas de compras mesmo, mas tem que ser grande) e saia recolhendo TUDO que não presta mais, ou que já passou da validade, ou que não use mais, ou que esteja gasto, enfim… Todo o lixo da casa. Papéis, canetas, remédios, objetos plásticos, e até comida velha escondida num canto do armário ou da geladeira. Não deixe de fuçar também sua escrivaninha ou armários em que guarda coisas pessoais. Acho que principalmente nós, mulheres, somos experts em juntar “coisinhas”, papeizinhos, lembrancinhas, papéis de presente velhos, e coisas que nunca mais iremos usar. Pois pegue isso tudo e despeje no saco, sem dó nem piedade. Você vai descobrir, depois que fizer isso, que ainda vai encontrar outras coisinhas, enquanto arruma o resto do cômodo ou da casa. Não hesite! Lixo!
  2. Depois, comece a limpar e organizar o que sobrou. Use um paninho limpo com álcool, não há coisa melhor (só cuidado com móveis e objetos de madeira, para não manchar!). Em seguida, comece a ordenar as coisas. Eu mesma peguei um pote plástico que não usava e guardei todos os meus acessórios de cabelo. Isso faz com que sobre mais espaço pra outras coisas dentro do armário, e você não terá mais que ficar procurando toda hora “onde está minha presilha?”. Você pode usar o que tiver em casa: tupperwares, latinhas, caixinhas de papel, enfim… Guarde e, se for o caso, etiquete, e você vai ter mais organização e rapidez no dia-a-dia.
  3. A parte mais difícil (a meu ver): arrumar o armário. Eu comecei pelos sapatos. O ideal, pelo que li, é guardá-los em sapateiras, ou mesmo nas caixas em que vieram. Porém, nem sempre isso é possível. No meu caso, por exemplo, não tenho um grande espaço no guarda-roupa pra eles. Por isso, usei a seguinte dica: “Se não tem espaço, arrume-os um ao lado do outro. Se precisar, coloque um em cima do outro, protegendo com um tecido de tela. Evita que se risquem e mantém a ventilação. Esse tecido você compra por metro em lojas de tecidos.” (Como organizar seus armários de roupas). Eu não usei a tela, porque ainda não pude comprar, mas já deu pra deixar eles bem ajeitadinhos. Fiz do jeito que foi ensinado aí nesse site, e deu certo. Bom, mas agora, vamos às roupas. Ô coisinha difícil viu! Mas enfim, tem que ser feito…
  4. Uma dica que achei muito boa em relação às roupas, foi separar aquelas que você usa com frequência, das que não usa. As que você usa, obviamente irá guardar. Mas as que não usa, pode separar em três grupos:
    • conserto: ainda prestam pra você usar, mas precisam de um botãozinho, ou estão descosturadas em alguma parte, podem ser ajustadas (em caso de mudança de manequim), etc. Estas você vai separar e mandar pra costureira.
    • doação: aquelas roupas que você não usa há um ano ou mais, que não gosta mais, que não combinam mais com você ou que, por você ter mudado o manequim, não cabem mais e não servem pra reformar. Doe-as, e assim estará organizando melhor sua vida, e ajudando a quem precisa. Outra coisa que você pode fazer com essas roupas é vendê-las a um brechó ou fazer um troca-troca entre amigas!
    • lixo: aquelas que não têm mais conserto, estão muito gastas, envelhecidas, não servem nem pra doação. Lixo nelas!
  5. Depois disso, você vai organizar suas roupas em cabides, gavetas, da forma que você puder. Uma dica é colocar as roupas sociais, as mais chiques, em cabides, e as molinhas, de malha (mesmo as mais estilosas) ou as que você costuma usar no dia-a-dia, em gavetas. Aqui tem uma coisa importante. Nas gavetas, coloque mais no fundo as que você usa com menos frequência. As do cabide você pode organizar por cor, frequência de uso ou ainda por estilo (vestidos, tailleurs, calças, camisas, etc.). Separe vestidos de festa em sacos plásticos escuros, para não mofarem nem mancharem. E roupas que você não está usando naquela estação, guarde em outro local do armário, como nas partes superiores (ou maleiros) se possível.

Gostaram? Espero que tenha ajudado! E abaixo, vão as dicas de site que usei pra fazer esse post (e pra arrumar meu armário!).

  1. Dicas infalíveis para arrumar seu armário
  2. Arrumação do armário – aqui tem um mapinha que ajuda muito!
  3. Como arrumar o guarda-roupa
  4. Organize as gavetas e armários
  5. Arrumar o armário
  6. Como organizar seus armários de roupas
Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “Pra arrumar seu guarda-roupa de uma vez!

  1. Ótimas dicas…

  2. vc me ajudou muito

  3. Fabiola em disse:

    VC ME AJUDOU MUITO!!
    PARABÉNS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: